MIOSITE VIRAL
PRECISA PASSAR COM O REUMATOLOGISTA?

A miosite viral é uma causa comum de dores nas pernas durante ou após um quadro de infecção viral.

O quadro típico se inicia com uma criança que tinha sinais de infecção viral, como febre, tosse, nariz escorrendo ou até diarreia , e que acorda com muita dor nas pernas.

O paciente sente dor mais nas panturrilhas, nos 2 lados ao mesmo tempo e a dor é mais forte após o repouso.  Ela pode ser tão intensa que impede a criança de caminhar.

Para aliviar a dor nas panturrilhas, a criança tende a andar com as pernas abertas ou na ponta dos pés.

Pode haver também dor nos braços, mas não é comum.

A miosite pode ser causada por diversos  vírus, como da gripe ( Influenza) e dengue.

O diagnóstico é pela história contada pelos pais e pelo exame clínico realizado pelo médico.

Os exames laboratoriais podem ser solicitados de acordo com  a avaliação médica. Pode haver aumento de enzimas musculares e marcadores inflamatórios  como cpk, pcr  e vhs. Em alguns casos, pode haver aumento de tgo e tgp ( enzimas de função do fígado) e alteração da função renal.

O tratamento consiste em repouso e hidratação , como aumento de ingesta de água, água de coco e chás naturais  . Lembrando que Gatorade , sucos artificiais e refrigerante não garantem uma boa hidratação.

Em alguns casos, quando a dor é muito importante e as enzimas musculares sobem muito,  é necessário internação hospitalar para hidratação endovenosa ( popularmente chamada como” soro na veia’).

Em alguns casos, pode se usar dipirona, paracetamol e anti-inflamatórios para alívio da dor.  Porém, o mais importante é a hidratação.

A rabdomiólise, que seria uma lesão muscular grave , com possível alteração renal, é uma manifestação rara e geralmente não ocorre em crianças previamente saudáveis.

A melhora da dor começa a acontecer em torno de 3 dias e a resolução total do quadro normalmente não passa de 2 semanas.

Como é uma doença benigna, com  melhora rápida e causada por um vírus,  não é necessário passar com o reumatologista.

O quadro pode ocorrer novamente em uma nova infecção viral, porém não é o comum. Geralmente as crianças têm um quadro único.

 

Sinais de alerta para passar com o reumatologista pediátrico

-dor em uma única perna

-dor e fraqueza muscular que não melhoram em 2 semanas.

-lesões de pele do tipo Gottron e heliotropo junto com quadro de fraqueza muscular.

-edema e calor nas articulações